Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Judiciário quer previdência própria

    As entidades representativas de juízes e magistrados desde o ínicio das discussões posicionaram-se contra o projeto que cria o Regime de Previdência Complementar do Servidor Público. Eles querem um tratamento diferenciado no novo regime e questionaram, na oportunidade, até a proposta inicial de criação por lei ordinária - e não complementar.

    Apesar de o rombo do atual regime do servidor ser hoje de R$ 60 bilhões, incluindo civis e militares, as entidades que representam os magistrados alegam que a previdência da magistratura é superavitária e defendem a manutenção da previdência pública.

    De acordo com o presidente da Anamatra, Renato Sant"Anna, o projeto contraria os princípios constitucionais de vitaliciedade e de irredutibilidade dos vencimentos dos juízes. Para ele, acabando com esse princípio, se poderá criar juízes de duas categorias: os atuais, que permanecerão nas regras atuais, e os novos, que seriam submetidos ao novo regime - regra que valerá para todos servidores públicos.

    Na mesma linha, o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, disse que os magistrados contribuem com 11% dos seus vencimentos, e que a Constituição prevê que eles tenham uma previdência pública.

    Nas discussões com o governo, o representante do Poder Judiciário foi o ministro do Supremo Março Aurélio Mello.

    Fonte: O Globo

    • Publicações321
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/judiciario-quer-previdencia-propria/100548176

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)